Morangos com Açúcar

2006-09-23

Morangos: A receita do sucesso - Quarta serie

A novela juvenil ‘Morangos com Açúcar’ prova, a cada temporada, que é um verdadeiro filão de ouro para a TVI. Desde a primeira temporada – que estreou em Setembro de 2003 – que as receitas publicitárias e os lucros provenientes do ‘merchandising’ e dos lançamentos de discos interpretados por bandas saídas desta série de longa duração não param de aumentar.

Da moda ao comportamento na rua, na escola e fora dela, há toda uma nova geração de telespectadores que cresce a ver este fenómeno e que, por isso, ajuda a engrossar os lucros da estação de Queluz. Não espantam pois as declarações do director-geral da TVI, José Eduardo Moniz, sobre o futuro desta produção durante a apresentação da quarta temporada:“’Morangos com Açúcar’ é muito mais que uma simples série. É um fenómeno social em todos os aspectos. E deixo-vos um desafio: comecem já a pensar na quinta série”. Um sucesso promissor, tendo em conta que a estreia da quarta série, segunda-feira, dia18, entrou directamente para o primeiro lugar da tabela dos programas mais vistos, com uma audiência de 15,4%.

José Eduardo Moniz omitiu apenas que ‘Morangos com Açúcar’ é também um fenómeno altamente lucrativo para os cofres da TVI. Os lucros aumentaram exponencialmente desde que a novela juvenil estreou. Dos 27 000 euros de proveitos operacionais registados no primeiro trimestre de 2003, a TVI passou para os 49 661 euros no segundo trimestre de 2006. Saliente-se que estes valores compreendem já os lucros resultantes da venda de discos e ‘merchandising’ ligados à novela. A própria estação admite que “a popularidade continuada da série juvenil ‘Morangos com Açúcar’ tem sido a principal impulsionadora das vendas de produtos licenciados.

Os ‘Morangos com Açúcar’ são hoje uma das marcas mais populares junto das crianças e adolescentes em Portugal, com mais de cem produtos licenciados com a sua marca, desde relógios a revistas, de concertos a livros, cosmética e têxteis entre outros”. “As vendas de CD registaram também uma evolução positiva, nomeadamente através das bandas sonoras dos programas da TVI, tal como os ‘Morangos com Açúcar’”, destacam os responsáveis da área financeira.

A novela juvenil, a única produção ininterrupta da televisão portuguesa nos últimos quatro anos, tem sido também uma fábrica de talentos para as novas produções da TVI.

São, neste momento, vários os rostos saídos de ‘Morangos com Açúcar’ que contracenam com actores consagrados nas mais recentes produções de ficção do canal de Queluz e da concorrência. Benedita Pereira e Rita Pereira são das mais bem sucedidas deste naipe de novos talentos. A primeira passou directamente para o elenco das novelas de horário nobre ‘Ninguém como Tu’ e ‘Tempo de Viver’. E Rita Pereira é dada como uma das protagonistas de ‘Coração de Chocolate’, depois de já se ter destacado em ‘Dei-te Quase Tudo’, todas elas produções da TVI.

Aliás, ainda durante a apresentação da quarta temporada, José Eduardo Moniz lançou um repto para aqueles que, pela primeira vez, experimentam a arte da representação e sonham com uma carreira de actor. “Quero que raciocinem do seguinte modo: nada é impossível. Tudo está ao vosso alcance”, desafiou o director-geral do canal. O objectivo, lógico, é garantir a presença de actores reconhecidos pelo público juvenil nas produções ‘adultas’ para, dessa forma, manter os jovens espectadores presos aos ecrãs da TVI.

A capacidade de fidelização de telespectadores de ‘Morangos com Açúcar’ – a novela é vista em média por um milhão e duzentas mil pessoas e no target – garante mesmo à estação de Queluz a possibilidade de cobrar os preços mais altos da sua tabela de publicidade aos anunciantes que desejam ver as suas marcas associadas a este fenómeno televisivo e de audiências. De acordo com os dados avançados pela estação, um ‘spot’ publicitário de cinco segundos no intervalo de ‘Morangos com Açúcar’, em horário nobre, custa 6731 euros (a preço de tabela). Já um ‘spot’ de 30 segundos, no mesmo horário, atinge os 21 035 euros.

Para Edson Athayde, os ‘Morangos com Açúcar’ são o “‘filé mignon’ publicitário” da TVI. “Um programa diário, exibido em horário nobre, e com a maioria da audência, é, em qualquer televisão, de qualquer país do Mundo, o programa mais importante do ponto de vista publicitário”, sublinha o profissional de comunicação brasileiro. Reflectindo ainda sobre o assunto, Edson Athayde lembra que “é importante para as televisões generalistas terem programas âncora”.

E se a periodicidade desses programas é diária, mais estratégicos se tornam. É que, sublinha o publicitário, a “partir deste tipo de programa torna-se mais fácil construir toda a restante grelha de programação do canal”. Edson Athayde chama-lhe o “auditório base”. E adianta: “Este auditório dos ‘Morangos’ é muito alto. É de prever que tudo o que seja autopromovido durante este programa irá gerar maior audiência. E mais gente estará vendo o resto da programação”.

O crítico de televisão Eduardo Cintra Torres diz que ‘Morangos com Açúcar’ é, em todos os aspectos, “uma boa aposta” e, se tiver êxito e audiências pode durar anos. “O modelo é bom para uma determinada faixa etária. A ideia da escola também é interessante, uma vez que os alunos vão circulando. E, até para mudar os cenários basta inventar um incêndio”.

A renovação do elenco faz dos ‘Morangos’ “um viveiro” privilegiado de actores que da novela juvenil passam para os elencos das novelas de horário nobre sem precisarem de grande formação e talento, “basta ter um corpinho bem feito, decorar os textos e debitá-los”. Eduardo Cintra Torres conclui explicando que a novela da TVI é também “um produto completo em termos comerciais”. Porque tem a vertente musical, os discos, o ‘merchandising’...“ e ainda pode ser repetido à noite”. E como lembra o crítico de televisão, as repetições rentabilizam os programas.

Atentos a esta oportunidade, os próprios jovens actores encaram a novela juvenil como uma porta aberta para o mundo da televisão. Inês Jindrich, a recém-chegada Natacha Belanova da IV série, admite:”O meu objecivo era entrar nos ‘Morangos com Açúcar’ e depois, quem sabe, conseguir entrar numa novela com grandes actores”. Os próprios pais dos muitos candidatos aos ‘castings’ promovidos pela NBP encaram a produção como um trampolim para o sucesso. “Estava no 9.º ano e tinha passado para o 10.º. Tive de congelar a matrícula, mas os meus pais apoiaram-me a cem por cento, porque era isto que eu queria seguir. É uma aposta”, acrescenta a ex-modelo de 15 anos.

OS 'MORANGUITOS' MAIS MEDIÁTICOS

CLÁUDIA VIEIRA

Estreou-se em ‘Morangos com Açúcar II’ no papel de Ana Luísa e logo saltou para uma novela de ‘adultos’: em ‘Fala-me de amor' faz de Lara.

BERNARDO OLIVEIRA E ANA GUIOMAR

Bernardo Oliveira e Ana Guiomar faziam de irmãos na segunda série de ‘Morangos’. Agora assumem os papéis de Bernardo e Inês em ‘Tempo de Viver’.

PATRÍCIA CANDOSO

Patrícia Candoso era uma aspirante a cantora na 2.ª série de ‘Férias de Verão’. De seguida surgiu em ‘Mundo Meu’, uma novela em horário nobre.

BENEDITA PEREIRA

Benedita Pereira foi a primeira descoberta de ‘Morangos com Açúcar’. Foi Teresa em ‘Ninguém como Tu’ e é a sensual Mónica em ‘Tempo de Viver’.

HÉLIO PESTANA

Hélio Pestana era o Henrique da 2.ª série de ‘Morangos’. Contratado para ‘Dei-te Quase Tudo’, fez o papel do violento e alcoólico Gonçalo.

AUDIÊNCIAS DAS VÁRIAS SÉRIES DE 'MORANGOS COM AÇUCAR'

I SÉRIE - BENEDITA PEREIRA (JOANA)

- Estreia: 30/09/03

- Vaticinada para o sucesso, fez furor junto do público juvenil. A série de Férias de Verão registou 32,5%

de share e 11,9% de audiência.

II SÉRIE - CLÁUDIA VIEIRA (ANA LUÍSA)

- Estreia: 15/10/04

- A jovem motoqueira ajudou a consolidar a audiência. A série Férias de Verão II foi a mais vista, com 42,1% de share e 11% de audiência .

III SÉRIE - JOANA DUARTE (MATILDE)

- Estreia: 20/09/06

- ‘Morangos com Açúcar – Geração Rebelde’ causou polémica ao induzir fenómenos de imitação nos estudantes. O vírus escolar e a morte do actor Francisco Adam (que fazia de Dino) foram os casos mais mediáticos.
Autores: João C. Rodrigues e Eugénia Ribeiro
Fonte: CM

10 Comentários:

Anonymous rk disse...

Ja que isto é um blog a maneira deixo aqui o endereço do forum dos MCA, apreçam e registem, e deixa lá o endereço do teu blog =p

www.phpbbplanet.com/mcaforum

5:25 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Os morangos tao mt fixes

12:44 da tarde  
Anonymous MiRi disse...

afinal qndo é q sai o cd das férias d verão da série 3??? Tou axar mto extranho ainda ñ ter saído.. pq ainda só saíu o *MorangIce 2* (q na minha opinião s deveria ter xamado *Morangada*, mas pronto..).. i s o cd dos 4 taste tá quas a sair, ñ era suposto já ter saído o cd das férias??
Mto confusa...

5:25 da tarde  
Blogger Webmaster disse...

Olá Miri, como já deves ter reparado 90% das musicas de verão fazem parte da banda sonora da quarta temporada, por isso não irá sair CD de Verão, até porque o Verão já acabou irá sair sim o CD da quarta temporada.

A equipa,

6:39 da tarde  
Anonymous hp disse...

A receita de suceso da novela é sempre a mesma. Há o bom, a gaja k gosta do bom, e depois os que keres comer o bom e a jaga k gosta do bom. Depois, anda sempre nisto, não variando muito, o ano todo.

6:44 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Mas,há muitas músicas de Verão k não tão nesta série...!Por ex:Skye Love Show...
E o ano passado,o cd das férias de verão saiu perto do natal...

8:48 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Eu acho k vai sair o cd das ferias de verao 3.... saem sempre os cd's de todas as serie por isso esta nao deve ser excepçao. Porque nem todas dao na nova serie, por exemplo: "Rakata", "Boulvard", "Viver por prazer", "verao azul", "no worries" e uma dos squeze theese please k nao me lembro do nome... eles metem musicas da serie de verao na 4ª série pra as pessoas nao se esquecerem das musicas e dps comprarem o cd k deve sair la pra fins de outubro (o ano passado foi assim)! Morangos Com Açúcar - a MELHOR série de sempre!!!!

2:05 da tarde  
Blogger moranguita =) disse...

gosto muito do teu blog!!!

2:21 da tarde  
Anonymous cristiananobresoares disse...

gosto muito do teu blog!!! e adoo os morangos!

2:22 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Adoro os Morangos com Açúcar é a melhor série televisiva do Mundo inteiro.


Beijinhos para os actore k estão a fazer os Morangos com Açúcar e para os k já fizeram parte!!!

3:13 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial