Morangos com Açúcar

2006-07-08

Entrevista a Benedita Pereira - A primeira moranguita

É tripeira de alma e coração. Deixou a Invicta aos 18 anos para tentar a sorte em Lisboa. Passou os testes de voz e imagem da NBP e conquistou o papel principal em ‘Morangos com Açúcar’. Em 2003, a manequim começava a tão ambicionada carreira de actriz. Depois de ‘Ninguém como Tu’ volta ao pequeno ecrã mais magra, menos menina e mais mulher com ‘Tempo de Viver’.

- Em termos de composição, que lhe trouxe de novo o papel de Mónica Valentim?

- É um desafio que me dá muito gozo, pois é totalmente diferente do que tenho feito até agora e é um tipo de personagem que sempre quis fazer. Além disso é uma personagem que nada tem a ver comigo por isso, em termos de composição física e psicológica, o desafio é muito maior: tom de voz, olhar, o andar, o sentar... todos esses pormenores são importantes e claro é uma mulher esquemática, fria e sensual... tudo isto diferencia a personagem das outras que fiz e de mim.

- Que importância tem a sua personagem no enredo da telenovela?

- Na minha personagem centra-se o principal mistério do enredo: Quem é esta mulher? Quem manda nela? O que é que foi roubar às torres gémeas? Porque chantageia o Fausto? Qual o seu objectivo? Estas são perguntas que andam à volta da Mónica que nem eu própria sei responder... Outro desafio enorme: Conheço muito pouco da personagem e nunca posso comprometer possibilidades de resposta.

- Dado o seu ar descontraído, como se sente agora a desempenhar o papel de uma mulher mais madura que usa a sensualidade como uma arma? A que artifícios recorre para levar a termo este objectivo?

- A sensualidade é um dos grandes desafios desta personagem visto eu normalmente não ter um comportamento sensual, mas qualquer mulher sabe ser sensual e eu como actriz tenho de saber dominar essas minhas características escondidas. Não é assim tão difícil, principalmente quando temos um bom texto, guarda-roupa, maquilhagem e claro uma boa contracena.

- Recusa ser considerada uma ‘sex symbol’. Quer explicar porquê?

- Não sou uma ‘sex symbol’, não tenho pretensões de o ser e nem a minha atitude perante a vida e a profissão me deixam ser. Sou actriz e num dia posso estar a fazer de mulher fatal e no outro de vagabunda, feia ou mesmo de homem. Não me posso rotular de uma coisa que não quero nem posso ser.

- É a segunda telenovela que faz de Rui Vilhena. Que trazem de novo as estórias deste guionista?

- Polémica, ritmo, muitas estórias dentro da história, humor e ironia, diálogos tão reais e empolgantes que se decoram mais facilmente... Mistério, personagens mais humanizadas, muitos vilões. O espectador fica preso à história desde o primeiro momento.

- A sua cabeleira tem extensões? Como se dá com elas?

- Sim, dou-me bem... Às vezes faz muito calor mas são bonitas e bem feitas, gosto.

- Que aprecia mais no seu novo visual?

- O facto de me sentir bem com o meu corpo, sou mais feliz assim.

- Até que ponto a participação em ‘Morangos com Açúcar’ marcou a sua carreira? Os mais novos ainda a identificam como ‘Joana’, a namorada do ‘Pipo’?

- Os ‘Morangos’ tiveram toda a importância do mundo em termos pessoais e profissionais: Foi a minha escola de televisão e da vida, visto que passei muitas horas da minha vida a trabalhar em estúdio numa fase muito importante. Arranjei os melhores amigos do mundo e aprendi muito. Este último factor foi muito importante para a minha carreira.

- O facto de ser modelo ajudou-a a singrar no mundo da representação?

- Não. Sou actriz e sempre quis ser actriz e desde miúda que luto por isso... Fazer trabalhos de modelo foi só um complemento.

- Recebe muitas cartas de fãs?

- Quando estou no ar recebo muitas mas mesmo sem aparecer ainda há quem me escreva. Agora com este papel, duvido...

- Qual foi a maior gentileza que recebeu de um fã?

- Foi no Porto, quando estávamos em digressão com a peça dos ‘Morangos’, uma menina deu- -nos dois dossiês com recortes da Imprensa de tudo o que saiu sobre os ‘Morangos’ e os actores. É uma recordação muito boa!

- Fale-nos da curta-metragem de promoção que fez para a agência BestModels em que simula um orgasmo. Onde decorreu a cena? Foi difícil fazê-la? A que se destina essa curta-metragem?

- Isso já foi feito há dois anos. Era uma ‘curta’ para promover a agência e a minha cena foi filmada num café em Carnaxide. Uma cena daquelas nunca é fácil de fazer mas gostei muito... era uma citação ao filme da Meg Ryan.

- Está no Trindade a interpretar a peça ‘Terramoto’. Como se sente a representar no palco? E como concilia as duas tarefas?

- Sinto-me muito bem, de volta às raízes mas com mais maturidade. Concilio bem as coisas porque o teatro é só à noite e de dia gravo.

- E onde se sente mais à vontade? No palco, ou nos estúdios?

- O desafio do palco é esse mesmo... nunca estamos à vontade porque temos o público ali de olhos postos em nós e não podemos falhar.. é o friozinho na barriga que nos vicia. No estúdio, apesar do ritmo imposto, estamos mais à vontade porque temos ali a nossa equipa de todos os dias, que nos ajuda e há sempre a possibilidade de repetir.

- Já experimentou a comédia?

- Não em adulta, mas gostava muito. É uma área que sempre me fascinou e quando é bem feita é maravilhoso.

- Em termos profissionais, qual é a sua maior ambição?

- Neste momento é trabalhar nas três áreas (adorava experimentar cinema), ter sempre papéis diferentes e grandes desafios para conseguir evoluir de trabalho para trabalho.

- É muitas vezes assediada? Como reage?

- Não. Acredito que só somos muito assediados se procurarmos o assédio porque se não lhe dermos muita importância, também não nos afecta muito.

- Tem, há três anos, uma loja de roupa no Porto. Agora abriu outra em Lisboa. Por que optou por este tipo de negócio? Costuma aparecer na loja? Passa lá algum tempo?

- É um negócio de família, maioritariamente da minha irmã e também da minha mãe. A minha irmã criou uma loja com um conceito muito próprio e que muita gente gosta. Além de adorar a loja, promovo-a, dou a cara por ela. A loja é no Bairro Alto, na Rua das Salgadeiras n.º 10, e costumo lá ir antes de ir para o teatro.

- Quem é a sua referência na representação?

- Meryl Streep, Manuela Couto, referências femininas sempre.

A PRIMEIRA ACTRIZ A ESTREAR 'MORANGOS COM AÇÚCAR'

CARREIRA NA TV
Benedita queria ser actriz e passar pelos palcos e pelas câmaras do cinema e da TV. Teve uma pequena participação na série ‘Bairro da Fonte (SIC). Em 2003 estreou-se como protagonista de ‘Morangos com Açúcar’ e em 2005 fez ‘Ninguém como Tu’ (TVI).

PERFIL
Idade: 20 anos
Profissão: Actriz
Altura: 1,74 m

CARA NA MODA
Nascida no Porto, Benedita Aires Pereira, que faz 21 anos no final de Julho, frequentou dos 8 aos 16 anos um curso de teatro no Balleteatro Centro de Formação do Porto. Começou a trabalhar como manequim aos 16. Fez trabalho de ‘passerelle’ e catálogo. Foi a moda que a lançou na TV. Mede um metro e 74 centímetros e calça o número 39.

NOVA IMAGEM NA TELENOVELA DE HORÁRIO NOBRE DA TVI

CONSELHO AO FUTURO ACTOR
Quem quiser ser actor e não famoso, deve lutar muito, investir na formação e aprender a trabalhar, se for possível. E mais não sei porque eu é que preciso de conselhos!

PRÓS E CONTRAS DA FAMA
A vantagem de ser actriz? Fazer um trabalho que gosto e que não é rotineiro nem sedentário. Desvantagem? Poder ficar muito tempo sem trabalho e perder a privacidade.

CENAS OUSADAS NO EPISÓDIO DE ESTREIA DE 'TEMPO DE VIVER'

A IMITAÇÃO DE SHARON STONE
“Sinceramente, deu-me muito gozo fazer essas cenas porque puxavam pelo lado sensual e ao mesmo tempo frio e calculista da personagem”, conta Benedita Pereira a propósito do descruzar de pernas que marcou o episódio de estreia de ‘Tempo de Viver’. Se fosse preciso uma interpretação ainda mais arrojada, Benedita fala-ia: “Se se justificasse e eu me sentisse bem, porque não?”
Autora: Eugénia Ribeiro
Fonte: CM


ImageGravy.com
(Clicar na imagem para ampliar)

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

É uma pena não ter sido necessária a tal interpretação mais arrojada... :((

8:46 da tarde  
Blogger Equipe Salão disse...

Adorei a entervista!! A Benedita Pereira apesar de não estar mais presente nos morangos faz parte da alma deles porque foi com ela que tudo nasceu. Beijos

1:12 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial